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CARTA DO SUPERINTENDENTE


O Código de Ética é mais um exemplo da transparência e profissionalismo com que desejamos conduzir os negócios da nossa empresa.

Junto com a nossa Visão, Valores, Missão e Políticas, este código é um importante e saudável guia de relacionamento com todos os nossos associados: clientes, funcionários, fornecedores, prestadores de serviço, sócios-cotistas e comunidade.

A segurança dos direitos e obrigações da empresa e seus associados é fortalecida a partir do momento que todos nós, sem exceção, nos comprometemos com os ideais deste código.

Conto com cada um para ser um exemplo de rigor na aplicação dele no dia-a-dia.


A FINALIDADE DO CÓDIGO DE ÉTICA


A segurança dos direitos e obrigações da empresa e seus associados é fortalecida a partir do momento que todos nós, sem exceção, nos comprometemos com os ideais deste código.


NOSSOS VALORES


Os valores do são compartilhados pelos colaboradores da empresa e são demonstrados em cada uma de suas ações.

A dimensão mundial da empresa confere-lhe responsabilidades e deveres particulares diante dos seus clientes, de seus funcionários e dos seus parceiros.

A liderança, que dá o orgulho de ser o primeiro, também implica na busca permanente da excelência.

A profissão de comerciante supõe uma constante abertura para o mundo e para os seres humanos.


•   Para vender, temos de estar à escuta e compreender nossos clientes.

•   Para compreender, temos de respeitar as diversas culturas das comunidades no interior das quais exercemos a nossa atividade.

Os valores da empresa são a herança dos seres humanos e das sociedades que construíram a Empresa. Estes valores são:

•   A liberdade

•   A responsabilidade

•   O compartilhamento

•   O respeito

•   A integridade

•   A solidariedade

•   O progresso


NOSSA MISSÃO


Todos os nossos esforços convergem para a satisfação das expectativas dos clientes. Nossa missão é ser a referência da distribuição moderna em cada um dos nossos mercados trazendo:


•   Para os nossos clientes: o melhor preço combinado com a melhor oferta comercial em cada bandeira, em cada país.

 

•   Para os nossos funcionários: a possibilidade de expandir um clima de confiança e de progredir com um trabalho e uma remuneração motivadores.

•   Para os nossos sócios-cotistas: a rentabilidade de seu investimento a longo prazo e as perspectivas de crescimento de um empresa internacional e de formatos múltiplos.

•   Para os nossos parceiros associados, franqueados ou afiliados: bandeiras marcas líderes, um know-how comercial, um potencial de compra e técnicas em progresso constante.

•   Para os nossos fornecedores: possibilidades de mercado, o conhecimento dos clientes, uma cooperação para melhorar produtos no âmbito de relações duráveis e equilibradas.

•   Para as entidades públicas locais e nacionais: o compromisso concreto na vida do espaço público de um interveniente econômico responsável e com espírito cívico.


AS POLÍTICAS


As políticas definem as condições de implementação da estratégia para o conjunto das empresas da Fast Printer.

Abrangem a realização da missão da empresa, baseada na sua visão do mundo e nos seus valores comuns.

Visam a obter a melhor eficácia para satisfazer os clientes e alcançar os melhores desempenhos econômicos e sociais.

Levam em conta o papel do no seu meio ambiente e o seu compromisso na vida do espaço público.


CLIENTES


•   Devemos tratar nossos clientes sem qualquer tipo de discriminação ou privilégio, seja por motivos de raça, sexo, idade, preferência sexual ou religião.

•   Devemos tratar nossos clientes com cortesia, dignidade, igualdade, justiça e respeito.

•   É nossa obrigação escutar sempre o cliente e dar o devido tratamento e resposta.

•   Devemos garantir que os clientes encontrem na loja o sortimento, qualidade e preço veiculados na publicidade.

•   Devemos proporcionar aos nossos clientes informação completa, clara e precisa sobre os nossos produtos e serviços.

•   Devemos respeitar integralmente o Código de Defesa do Consumidor bem como o Compromisso Público do que é válido para os mercados.

•   A segurança socioambiental dos produtos oferecidos é fundamental.

•   Toda e qualquer informação sobre os nossos clientes é de propriedade exclusiva do Empresa, e sua utilização é proibida sem a devida autorização.


  1. Normas visando equilibrar as relações de consumo, assegurando direitos e deveres ao consumidor e fornecedor.
  2. Menor preço sempre ou a diferença de volta.
  3. Produto fornecido deve estar de acordo com as normas e legislação vigentes.


ATIVOS


•      Devemos cuidar da manutenção, correta utilização e integridade dos ativos das lojas e das unidades.

•      Os ativos da empresa são para uso exclusivamente profissional.

•      A empresa somente utiliza programas, softwares, equipamentos e sistemas aprovados pela Direção de Informática.

•      A utilização de programas e softwares deve ser exclusivamente para fins profissionais.

•      A prevenção da prática de furto, roubo, vandalismo, violência e acidentes na empresa deve ser feita de modo que sempre sejam respeitadas as normas legais e os procedimentos internos.

•      É proibido o uso de instalações da empresa para fins ilícitos e a prática de atos que atentem contra a moral e bons costumes.

•      As informações internas são ativos da empresa. Temos que garantir a sua confidencialidade e é proibido utilizá-las para obter vantagens pessoais ou privilegiar terceiros.

•      A divulgação de qualquer informação interna depende de autorização da área responsável.

•      O contato com qualquer meio de comunicação deverá, antes, passar sempre pela área de assessoria de imprensa.

•      Informações ou apresentações destinadas a órgãos acadêmicos, visitantes ou terceiros, devem ser de conhecimento e ter a autorização do Diretor executivo da respectiva área.

•      O nome da empresa e suas marcas não podem ser utilizados em benefício próprio.

•      Devemos respeitar o meio ambiente nas nossas atividades.

•      Ao representar a empresa junto à comunidade, devemos fazê-lo guiados por este código.

•      A Empresa cumpre, faz cumprir e respeita as leis vigentes.

•      Qualquer informação, ato ou atividade que possa afetar o bom andamento da empresa deve ser imediatamente comunicado.


  1. Representam os bens da empresa, sendo classificados em: corporais, que são bens móveis ou imóveis, como as lojas e suas instalações, os depósitos, os terrenos, os materiais, os estoques, os equipamentos, entre outros, e incorporais, representado pelo nome e a imagem de cada bandeira, os conceitos e formatos, as marcas, o saber fazer, as garantias, os acordos de franquia ou parceria, etc.
  2. Matriz, CDs, plataformas, escritórios, etc.
  3. Ação ou omissão vedada pela lei.
  4. Mídia escrita, falada ou televisionada (jornais e revistas, rádio, televisão), sites de internet, etc.


COLABORADORES, GESTORES, CLIENTES, SÓCIO-COTISTAS, PRESTADORES DE SERVIÇOS, ETC.


•   É proibido qualquer tipo de discriminação por motivos de raça, sexo, idade, cor, preferência sexual ou religião no ambiente de trabalho.

•   É proibido qualquer tipo de abordagem inoportuna ou assédio, quer seja moral ou sexual.

•   É proibido o uso, porte ou comércio de substâncias ilícitas nas dependências da empresa.

•   É proibido o porte de armas nas dependências da empresa, salvo no exercício de função com a devida documentação e autorização.

•   É obrigação de todos os funcionários evitar conflitos entre seus interesses e os da empresa, nos relacionamentos com fornecedores, prestadores de serviço, clientes, terceiros e concorrência. O funcionário deve comunicar ao superior hierárquico situações em que o conflito de interesses possa ocorrer.

•   Evitar que funcionários com envolvimento afetivo ou parentesco1 trabalhem na mesma área, seja em loja ou unidades. É obrigação do funcionário informar ao superior hierárquico caso ocorra tal hipótese, para uma definição de ação apropriada.

•   A comunicação interna deve ser transparente e manter os funcionários informados sobre as questões que os afetem.

•   É proibido divulgar externamente qualquer informação de propriedade da empresa, a quem quer que seja, sem a devida autorização.

•   Não se permite, por parte dos funcionários dentro da empresa, o comércio de qualquer produto ou serviço, salvo anúncios nos locais apropriados, previamente autorizados pela Direção de Recursos Humanos.

•   É dever de todo funcionário informar qualquer ato que desrespeite este código.


  1. Ato ou efeito de aproximar-se de alguém de forma insistente.
  2. Insistência importuna utilizando seu poder hierárquico junto de alguém, com perguntas, propostas, pretensões, etc.


Assédio Moral - Exposição dos trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras em que predominam relações desumanas e aéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s), desestabilizando a relação da pessoa assediada com o seu trabalho e a empresa, podendo chegar a forçá-lo a desistir do emprego.


  1.  Ação ou omissão da qual advenha vantagem pessoal.
  2.  Pais, filhos, cônjuges, irmãos, netos, avós, genros, sogras, cunhados, tios, sobrinhos e primos de primeiro grau e outros familiares de estreito relacionamento.



MERCADORIAS


•   É nosso dever oferecer produtos e serviços que agreguem valor em termos de preço e qualidade e que sejam seguros em sua utilização.

•   É proibido obter ganho pessoal nas negociações feitas entre funcionário da empresa e seus fornecedores ou prestadores de serviço.

•   As negociações com os fornecedores e prestadores de serviço devem ser conduzidas de maneira transparente, profissional e ética.

•   O exige de todos os seus fornecedores e prestadores de serviço o respeito às leis e uma postura ética em conformidade com este código em nosso relacionamento.

•   É proibido aceitar presentes, brindes ou serviços particulares de qualquer valor ou característica de fornecedores, prestadores de serviço ou parceiros comerciais.

•   Convites para participar de eventos externos devem ser comunicados e autorizados pelo Diretor imediato da área.

•   Manter um relacionamento de respeito com nossos concorrentes, de acordo com as regras, critérios e legislação vigentes no mercado.

•   Não divulgamos comentários ou boatos que possam prejudicar os negócios ou imagem de empresas concorrentes.

•   É dever de todos prevenir e informar a prática de furto de mercadorias.


  1.  Benefício próprio, como recebimento em dinheiro ou mercadorias, presentes de qualquer valor, viagens, almoços, jantares, entre outros, que gerem ou não compromisso ou obrigação pessoal.


DINHEIRO


•   Os responsáveis devem garantir que os resultados e informações gerenciais sejam verdadeiros e precisos.

•   É proibido utilizar recursos financeiros da empresa em benefício próprio ou de terceiros.

•   A empresa, seus funcionários, fornecedores e prestadores de serviço respeitam, fazem respeitar e cumprem a legislação pertinente vigente.

•   Garantir que as operações comerciais e financeiras sejam idôneas.

•   A prestação de contas referente a despesas autorizadas, ocasionadas a serviço da empresa, deve ser precisa e comprovada.

•   As doações são feitas somente com fins beneficentes e conforme a legislação pertinente.

•   Garantir o cumprimento dos contratos firmados entre o Empresa, clientes, funcionários, fornecedores, prestadores de serviço e terceiros.

•   Não é permitido o pagamento por parte de fornecedor ou prestadores de serviço de despesas de viagens, refeições ou afins para nossos funcionários.


  1.  Atitudes que visam à caridade e fazer o bem ao próximo.


RESPONSABILIDADES


•   Comitê Executivo

É seu dever:


o     Cumprir e fazer cumprir este Código de Ética;

o     Ser e exigir o exemplo de conduta ética;

 

o     Esclarecer dúvidas de situações com conflito ético;

o     Decidir sobre os casos mais graves;

o     Comunicar, em casos de violação deste Código, ao Comitê Permanente de Ética;

o     Garantir a confidencialidade das informações.


•   Hierarquia

É seu dever


o     Cumprir e fazer cumprir este Código de Ética;

o     Ser e exigir o exemplo de conduta ética;

o     Divulgar, orientar e esclarecer dúvidas;

o     Comunicar ao seu superior hierárquico fatos que violem este Código.

•   Funcionários

É seu dever:


o     Cumprir e fazer cumprir este Código de Ética;

o     Ser e exigir o exemplo de conduta ética;

o     Tirar dúvidas de situações com conflito ético junto ao superior hierárquico;

o     Comunicar ao seu superior hierárquico fatos que violem este Código.


•   Departamento de Prevenção de Riscos

É seu dever:


o     Assessorar a hierarquia em casos de dúvida ou conflitos éticos;

o     Garantir a confidencialidade e encaminhamento das informações.


•   Departamento de Recursos Humanos

É seu dever:


o     Assessorar a hierarquia em casos de dúvida ou conflitos éticos

o     Garantir a confidencialidade e encaminhamento das informações.


•   Comitê Permanente de Ética

É seu dever:


o     Discutir, direcionar, sugerir e acompanhar os casos relacionados à Ética;

o     Manter atualizado o Código de Ética conforme mudanças de mercado, legislação, etc.

o     Endereçar e garantir adaptações nos procedimentos associados ao Código de Ética;

o     Sinalizar e viabilizar, quando necessário, atividades de reforço da Cultura.


ENCERRAMENTO


A empresa entende que a perenidade do seu nome depende, entre outras coisas, da manutenção e proteção da sua reputação no mercado.


Assim, a busca de qualquer resultado deve ser pautada pela conduta ética.